segunda-feira, 23 de março de 2009

DRUCKER O HOMEM QUE INVENTOU A ADMINISTRAÇÃO (Moderna)

DRUCKER O HOMEM QUE INVENTOU A ADMINISTRAÇÃO (Moderna)
Rosa R. Krausz

Foi com este título, (em negrito) que a conhecida revista Business Week publicou um artigo para homenagear Peter Drucker, que nos deixou em 11 de Novembro de 2005, aos 95 anos de idade.
Como declarou Jack Welch, ex-presidente da GE “ o mundo sabe que ele foi o maior pensador do século XX, no campo da administração”.

Peter Drucker, com sua grande sabedoria e simplicidade, foi capaz de prever com muita antecedência, várias tendências do mundo empresarial. Idéias sobre descentralização, lançada nos anos.
40, sobre o ser humano como o maior patrimônio de qualquer organização, sobre a importância do cliente, sobre as diferenças entre um gerente e um líder foram algumas de suas contribuições. Já nos anos setenta previu o surgimento do “trabalhador do conhecimento” ao afirmar que “ o novo papel da gerência é tornar o conhecimento mais produtivo”. Detectou com anos de antecedência que o mundo estava começando a sair de um sistema econômico baseado na produção de bens para outro baseado na economia do conhecimento. Drucker tornou-se famoso por ter desenvolvido a administração por objetivos, (APO) conhecida no mundo inteiro e pela ênfase na ação e nos resultados. Suas idéias foram retomadas e aplicadas por vários outros autores que se tornaram famosos pela sua divulgação.

Num dos seus livros mais conhecidos, A Prática da Administração, publicado em 1954, afirma que a administração não é nem arte, nem ciência, mas uma profissão cuja finalidade é captar o que de melhor os seres humanos possuem, isto é, maximizar o uso dos recursos disponíveis em benefício do maior número de pessoas. Enfatiza , ainda, a necessidade dos gerentes e das empresas estabelecerem objetivos e metas, uma forma racional de gerenciamento. Drucker ressaltava a necessidade de se manter uma relação de equilíbrio entre o empoderamento dos colaboradores e o comando-controle dos gerentes e dirigentes. O exagero no empoderamento, lembra ele, poderá acabar em anarquia, e o exagero no comando-controle compromete a criatividade e a capacidade de resolver problemas .

Outro livro famoso foi O Gerente Eficaz (1966), publicado 10 anos mais tarde no Brasil, no qual lança o conceito de gerência eficaz e aborda questões que se mantém atuais como tomada de decisão, administração do tempo e a aprendizagem da eficácia. Como dizia ele, os executivos não começam com suas tarefas, começam por descobrir o que acontece com o seu tempo.

Entre seu primeiro livro, publicado em 1939 e seu último artigo, na Harvard Business Review em 2004, Drucker escreveu 40 livros, o último dos quais virá a público no início de 2006. Além disso foi autor de dezenas de artigos publicado nas principais revistas de administração.

Dentre as muitas perguntas e idéias que ele nos deixou, destacamos :
• Líderes bem sucedidos não perguntam “O que você quer fazer?”, mas sim “ O que precisa ser feito?”
• Drucker gostava de contar que um grande executivo americano queria que se escrevesse na sua lápide os seguintes dizeres: Aqui jaz um homem que sabia escolher colaboradores que eram mais capazes do que ele.
• Para verificar como anda seu desempenho, sugere ele, pergunte a si mesmo “ O que me proponho a alcançar aceitando este trabalho?” Estabeleça suas metas para os próximos seis meses e passado este tempo verifique quais foram os resultados e se você fez tudo que era realmente importante.
• Líderes comunicam-se com seus colaboradores de modo que todos entendam o que estão fazendo e porque o fazem.
• Não seja prisioneiro de sua empresa, nem das pessoas que nela trabalham.Se elas tomarem todo o seu tempo disponível, procure trabalhar num lugar onde possa produzir resultados.
• O que é prioritário? Escolha duas prioridades, invista nelas e procure entender e respeitar as prioridades de seus colaboradores. Assim todos poderão contribuir para o desempenho da Empresa.
• “Liderança é assumir responsabilidade por resultados”.
• Dirigentes eficazes relacionam as reais necessidades da Empresa e as suas próprias competências. Usam suas forças à seu favor e compensam suas limitações recorrendo às forças de outros, sempre que necessário.
• “Liberdade não é diversão. Não é sinônimo de felicidade pessoal, nem de segurança, paz ou progresso. É uma escolha responsável”.
• Da mesma forma como uma sociedade em funcionamento necessita de organizações autônomas e funcionais, ela também depende de indivíduos autônomos, responsáveis e produtivos.
• “A eficácia pode ser aprendida. .......é uma autodisciplina”
• “Planos são apenas boas intenções, a não ser que se transformem logo em trabalho sério”
Os 65 anos de trabalho de Peter Drucker foram devotados à compreensão de como funcionam as empresas e as pessoas que nelas trabalham, ao estudo da administração, do gerenciamento e da liderança com foco na busca da liberdade e da autonomia, alcançadas, segundo ele, através da eficácia e da conquista de resultados.

Sua obra constitui uma herança valiosa e um exemplo potente para todo e qualquer empreendedor, consultor, estudioso, dirigente ou funcionário de empresas. Reflexão e ação sempre foram temas presentes nesta sua longa e frutífera caminhada pela vida e os resultados alcançados inspiraram e continuarão a inspirar e guiar todos aqueles que souberem usufruir do aprendizado de sua inesgotável sabedoria e bom senso.

A você, Peter Drucker, nossas homenagens e nosso agradecimento por todos os ensinamentos e pelo exemplo de vida que nos legou.

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Rosa R. Krausz é socióloga, Mestre e Doutora pela Universidade de S.Paulo, Analista Transacional Didata pela UNAT-BRASIL e ITAA (International Transactional Analysis Association), Especialista em Coaching de Executivos, Full Member da Worldwide Association of Business Coaches (Associação International de Coaches Empresariais), Presidente da Associação Brasileira de Coaches Executivos e Empresariais, Consultora em Desenvolvimento de Talentos Humanos, Lideranças e Mudança Organizacional e Diretora da INTELECTUS com sede em São Paulo.
rokra@terra.com.br


Fonte: Artigo publicado em 2/1/2006 - http://www.gsollers.com.br/artigos/artigos_gsollers.asp?idd=144

Um comentário:

  1. Monique, muito boa a sua postagem sobre o homem que inventou a administração. Mas você poderia me fornecer alguma fonte, texto ou qualquer tipo de pesquisa, que fale detalhadamente sobre apenas A TEORIA NEO-ESTRUTURALISTA? Ficaria muito grato. Ah... siga o meu blog também: waldisneyf@blogspot.com e se tiver alguma coisa com o conteúdo que eu falei, passe um email p/ mim com o conteúdo p/o email: waldisneyf@hotmail.com

    Grato,

    Waldisney Ferreira

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